top of page
Varanda

Vários projetos para te ajudar 

Posso te ajudar? 

Pesquisa aqui: 

-Nome de condomínio

-Tipo de casa

-Tipo de projeto

-E o que mais você desejar

Vou vender um imóvel. Quais documentos eu preciso ?




Vender um imóvel exige diversos processos, desde tirar boas fotos, negociação com o comprador, até separar todos os documentos necessários para a burocracia. Não é um processo nada simples, ainda mais quando chega na parte da burocracia e muitas vezes ficamos sem entender e perdidos, mas hoje vamos te mostrar quais os documentos são necessários para registrar e legalizar a transação.


Neste artigo listamos quais documentos você precisa ter em dia para a venda do seu imóvel.


Primeiro, é necessário que a sua documentação (e a do seu cônjuge, caso esteja casado) esteja em dia.


  • RG e CPF;

  • Certidão de Nascimento (ou casamento) atualizada;

  • Certidão de Distribuidor Cível *

  • Certidão de Feitos da Justiça Federal *

  • Certidão de Feitos da Justiça do Trabalho:*

*utilizadas para verificar se não existe nenhuma ação vinculada ao seu nome nas suas respectivas jurisdições;

  • Certidão Negativa de Interdição, Tutela e Curatela: utilizada para verificar se você não possui nenhuma limitação judicial para, nesse caso, realizar uma transação comercial e transmitir uma propriedade.


Você pode ir no cartório da sua cidade, ou na cidade em que o seu imóvel se encontra, para emiti-los.


O próximo passo, é levantar os documentos do imóvel, são eles que garantem que está registrado de forma correta e não há dívidas atreladas a ele. Podem ser obtidos em Cartório de Notas (de preferência, dos compradores e vendedores, se for possível).


  • Cópia Autenticada da Escritura: usada para comprovar os dados e a propriedade do imóvel. Ela deve estar completamente atualizada e registrada no cartório;

  • Certidão Negativa de Ônus Reais: necessária para verificar, entre outras coisas, se o imóvel está hipotecado ou penhorado;

  • Certidão de Ações Reipersecutórias e Alienações: utilizada para garantir que o imóvel não foi negociado ilegalmente anteriormente; e pode ser obtido no registro de imóveis.

  • Declaração de Débitos Condominiais: comprova que, caso aplicável, não existem dívidas de condomínio relacionadas ao imóvel;

  • Declaração de Pagamento do IPTU: podendo ser uma cópia autenticada do recibo de pagamento ou de suas parcelas correspondentes ao período;

  • Averbação do Imóvel: utilizada para confirmar todas as modificações realizadas no imóvel. Esse documento deve estar atualizado juntamente com a Escritura do imóvel.

  • Planta Baixa do Imóvel: documento que demonstra graficamente a disposição dos cômodos da casa, juntamente com a sua medida. Deve ser aprovada pela Prefeitura ou assinada por um engenheiro. Exigido se o imóvel for passar pelo processo de financiamento.


Depois da negociação fechada e todos os documentos levantados, a próxima etapa é elaborar um contrato de compra e venda (também conhecido como Promessa de compra e venda). Nesse documento, é registrado toda a negociação, como valores, prazos, formas de pagamento, no entanto, ele não legaliza a transação e não garante o imóvel para o comprador.

Para que a transação seja efetivada de forma legal, é preciso realizar a Escritura do imóvel. Em um cartório de Notas ( também conhecido como tabelionato), você deve apresentar o contrato de compra e venda do imóvel, para que o cartório verifique o documento e emita a nota da escritura, atestando que ambas as partes estão de acordo e desejam realizar a transação conforme o contrato.

É importante lembrar que esse documento não transfere o direito de propriedade para o comprador, apenas garante a ele alguns direitos de utilização e troca.

O documento que tem a função de transferir o direito da propriedade para o comprador, é o Registro de imóvel.

Depois que a escritura do imóvel é assinada, ele deve ser enviado ao Cartório de Registro de Imóveis, que levará até 30 dias úteis para concluir o processo. Se o imóvel for financiado, o registro só pode ser feito quando a propriedade estiver quitada.

Neste artigo, você observou que são muitas etapas até concluir a compra e venda de um imóvel, que muitas vezes pode ser desgastante. Por isso, é importante ressaltar que a ajuda de um profissional experiente é extremamente importante para concluir a burocracia com tranquilidade. E nós do Meu Apartamento Moderno, podemos te ajudar nessa etapa.


Ajudou?


Entre em contato para te auxiliarmos na sua compra do imóvel.


Meu Apartamento Moderno.

Comments


Receba em seu e-mail: novos projetos, novidades sobre os melhores condomínios fechados e muito mais

Obrigado(a)!

bottom of page