Reuso de água de chuva é mais simples e fácil do que você imagina.
Existem diversos tipos de capitação de água para reuso:
Todo apartamento tem o que chamamos de água cinza, ou seja, é aquela água que pode ser reaproveitada, proveniente de banhos, lavatórios (pia de banheiro) e de máquinas de lavar. Essa água cinza é diferente daquela proveniente, por exemplo, de pias de cozinha, de água de descarga, as chamadas de águas negras, pois possuem contato, muitas vezes, de fezes e urina.
Então, em primeiro lugar, o sistema de água de reuso em condomínios precisa separar esses dois tipos de água, levando as negras para o esgoto e as cinzas para o reaproveitamento. Lembrando que, essa água não é potável. Ainda que o sistema permita tratar essa água, ela ainda não pode ser consumida, nem utilizada em banhos, na cozinha, enfim, somente para outros fins, tais como: lavar o chão, peças mais pesadas, como tapetes, lavar o carro (não para enxágue final), entre outras atividades.
Instalando esse sistema, os condôminos de maneira geral poderão acompanhar redução satisfatória de gastos de água. Além disso, criando essa cultura de reuso, além da contribuição com o meio ambiente, os moradores já ficam preparados para se houver uma crise hídrica mais intensa, que a mesma não os atinja.
Outra vantagem da água de reuso em condomínios é através da captação de chuva. Utilizando-se de calhas e reservatórios em separado, essa água pode ser utilizada para irrigar jardins, lavar áreas externas do condomínio, descargas e afins.
Pense você que, em uma residência, o uso de água já tem um volume de desperdício enorme, imagine, então, em um condomínio. Logo, esse gasto de água é infinitamente maior, sendo assim, é importante que os condôminos em comum acordo verifiquem a possibilidade de contratar uma empresa especializada para fazer a inserção desse sistema de água de reuso em condomínios.
Agende uma visita e um orçamento de custos e de quanto seu condomínio vai economizar ao mês.
home Lux
11-3644-9041
Veja também: Como reduzir contas de seu condomínios usando energia solar.
Comments