Selecionamos projetos de casas com fachadas em madeira para te inspirar
São casas ideais para você construir em condomínio fechado já que a maioria dos condomínios de casas não permitem a construção de casas de madeira e sim permitem que as casa tenham sofisticados acabamentos em madeira.
Nessa seleção de casas modernas com madeira você verá bastante elegância e sofisticação para você que busca um estilo de vida no campo e ainda sim não abre mão da modernidade.
01- Projeto de casa modular com madeira e aço aparente
Minimod Curucaca / MAPA
CASAS•ZONA RURAL, BRASIL
Arquitetos: MAPA
Área : 90 m²
Ano : 2018
Fotografias :Leonardo Finotti
Fabricantes : Balbueno Tapetes, Expresso do Oriente, Faro Design
Arquitetos Sócios : Luciano Andrades, Matías Carballal, Andrés Gobba, Mauricio López, Silvio Machado
Equipe De Projeto : João Bernardi, Helena Utzig, Marina Lemos, Lucas Marques, Débora Boniatti, Juliana Colombo, Pablo Courreges, Diego Morera, Emiliano Lago, Fabián Sarubbi, Sandra Rodríguez, Agustín Dieste, Sebastián Lambert, Chiara Vannozzi
Montagem E Produção : CROSSLAM
Infraestrutura Local : ALM Construções
Projeto Elétrico : Roberto Silvestrin
Projeto Sanitario : Júlio César Troleis
Carpintaria : MAPA
Ferragem : MAPA
Iluminação : Reka Iluminação
Cobertura Ecológica : Ecotelhado
Cidade : Zona Rural
País : Brasil
MINIMOD visa ser uma alternativa à construção tradicional, incorporando todas as vantagens que a indústria pode nos oferecer: maior precisão, rapidez, menor quantidade e geração de resíduos e, acima de tudo, maior responsabilidade ambiental.
Sua tecnologia CLT (Cross-Laminated Timber) consiste em um sistema industrializado, durável e sustentável de painéis sólidos de madeira reflorestada tratada.
Um dispositivo plug&play é aquele que receberemos em breve para conectar e usar sem complicações.
Assim, as etapas necessárias para instalar e desfrutar de um MINIMOD devem ser simples e rápidas. Da fábrica para a paisagem.
Casa com bastante madeira na facha e no design de inteires
02 - Projeto para casa de campo com bastante madeira e conforto
Residência Ibiuna VF / DT Estúdio
CASAS•IBIÚNA, BRASIL
Arquitetos: DT Estúdio
Área : 75 m²
Ano : 2016
Fotografias :Revoada Estudio
Fabricantes : Alwitra, AutoDesk, Ita Construtora
Engenharia : Ratz Engenharia
Estrutura : Ita construtora
Cidade : Ibiúna
País : Brasil
Para isso foram feitas grandes aberturas tanto no bloco principal como no projeto do anexo. Para agilizar a obra e minimizar o desperdício de material o anexo foi feito em uma estrutura pré-fabricada em madeira laminada colada.
O programa é bem simples: duas suítes com varandas conectadas ao estar central. Nos quartos foram criadas janelas de canto com pilares recuados para ampliar os espaços e dar a sensação de integraçao com a área externa.
Dois tipos de cobertura foram usados no projeto.
Na parte da frente (estar e varandas) foi uma cobertura plana com manta Alwitra, enquanto na parte de trás (quartos e banheiros) foi feito um telhado com duas águas e telhas cerâmicas para garantir leveza e ritmo à volumentria do conjunto, além de criar espaços interessantes com a estrutura aparente na parte interna da casa.
Casa sofisticada com bastante acabamentos em madeira
03 - Projeto de casa moderna com acabamentos em madeira e bambu
Casa Raízes / Triplex Arquitetura
CASAS, DESIGN DE INTERIORES•CIDADE JARDIM, BRASIL
Arquitetos: Triplex Arquitetura
Área : 150 m²
Ano : 2018
Fotografias :Felipe Araújo
Fabricantes : Deca, Casa Moysés, Casual Móveis, Cinex Inovação e Emoção, Construflama, Coral, Dell Anno D&D, Dpot Obejtos, Firma Casa, Palimanan, Uniflex, Érea
Com essa proposta e buscando trazer para o morar de hoje um projeto com uma atmosfera de refúgio, as profissionais criaram uma casa de campo de 115m², “esconderijo” de uma mulher bem-sucedida, esposa e mãe, que necessita se desconectar do mundo moderno para recarregar as energias e desempenhar todas as suas tarefas.
A Casa Raízes é o lar, o jardim é o laboratório de ideias, lugar para buscar inspirações, mas o ponto mais relevante, é que é ali que ela se conecta com o que realmente importa – estar na presença da família e amigos, ter momentos de contemplação da natureza, permitir o autoconhecimento, ou mesmo se dedicar ao que lhe dê prazer.
O clima é de uma cabana contemporânea e árida e quem passar por lá poderá ver muito do estilo das três profissionais e seus mundos como mães, esposas, mulheres e empreendedoras.
Elementos preciosos invadem cada canto, assim como a playlist selecionada e o cheirinho de capim limão nos ambientes que com a sua fragrância perfuma e acalma, oferecendo um momento de verdadeiro bem-estar e relaxamento.
No piso, madeira de carvalho europeu e portas pivotantes, ambos da Hydrotech e tapete de fibra de juta, 100% biodegradável, reciclável e eco-friendly, da Galeria Hathi.
Os tecidos de alto padrão de qualidade e design com matérias-primas recicladas sustentáveis, da EcoSimple é um convite para relaxar.
A rusticidade dos materiais, como as pedras aplicadas nas paredes, encontra aconchego na produção cheia de detalhes e elementos especiais.
Perfeitamente integrado com a natureza, a Casa Raízes, foi presenteada com uma araucária já existente no espaço.
A espécie é conhecida por captar boas energias e foi o ponto de partida do conceito do projeto.
O design nacional aparece no banco do Gustavo Bittencourt e no par de poltronas, do designer Sérgio Rodrigues, do Antiquário Herrero.
O artesanato está presente na luminária da Itens, feita em capim dourado assinada pela designer Ana Neute, e nos patuás que servem como joias para casa, compostos por cristais, figa e pedras, assinados pela designer Camila Cutolo.
Produtos artesanais, cestas de palha, manta, cachepots de crochê, cerâmicas feitas à mão, mesa de centro de ladrilhos pintados um a um, do Studio Passalaqua e peças indígenas, do Ponto Solidário, são o mix de garimpo que ajuda a contar a história da casa.
A cozinha gourmet, onde toda a família se reúne, foi executada pela Dell Anno D&D com exclusividade para cabana, a bancada de granilite na cor terracota agrega beleza e praticidade para o dia a dia.
Todo o ambiente segue uma paleta de tons da natureza que variam entre os terrosos e verdes.
A escolha das cores, a luminosidade do espaço e os materiais que o revestem criam uma atmosfera de bem-estar, aconchego e descontração – daqueles lugares que a gente entra e não quer sair.
Casa moderna com madeira e bambu
04 - Projeto de casa com bastante madeira e elementos naturais
Casa Modelo / Pitta Arquitetura
CASAS, INTERIROES DE CASAS, SUSTENTABILIDADE•RESSACA, BRASIL
Arquitetos: Pitta Arquitetura
Área : 110 m²
Ano : 2018
Fotografias :Gustavo Alkmim
Fabricantes : Global Woods, Marcenaria G.M, Valeeco Soluções Sustentáveis
Arquitetos Responsáveis : Thiago Brunini Pitta, Rodrigo Alves Pereira
Clientes : BIO Empreendimentos
Construtora : WAVE Construtora
Cidade : Ressaca
País : Brasil
O projeto foi desenvolvido para incentivar os moradores do bairro a adotarem um estilo de vida mais "verde", incorporando técnicas sustentáveis em suas próprias casas, mas servirá também de plataforma para futuras construções.
Inserir a casa no terreno com mínima interferência na vegetação existente garantindo o contato com a exuberante natureza ao redor foi diretriz central na escolha do posicionamento no lote e do desenho da casa.
Elevar a casa do solo ajudou a afastar a umidade e melhorar a circulação do ar, ao mesmo tempo minimizando seu apoio no solo.
A ventilação natural foi facilitada com o pé direito alto e as grandes aberturas colocadas no sentido dos ventos predominantes no local.
A casa foi desenhada para se proteger dos intensos raios solares do verão durante todo o dia, especialmente do sol forte da tarde.
Enquanto a área íntima da casa, na ala leste, recebe o sol da manhã, as áreas de baixa permanência como lavanderia e banheiro social ficam protegidos pela abundante vegetação do lado oeste.
Nos meses de inverno, a inclinação solar muda e as grandes aberturas com face norte deixam que os raios solares permeiem todo o ambiente de convívio, atingindo parede e piso de concreto que absorvem o calor durante o dia e irradiam ele ao longo da noite.
Estas grandes janelas abrem completamente criando uma sensação de estar ao ar livre, trazendo a abundante riqueza natural para dentro de casa ainda que o morador esteja completamente protegido do clima, devido aos beirais e pergolado de vidro.
A área comum da casa foi desenhado com a ideia de ter flexibilidade, conseguindo entreter grandes grupos ao mesmo tempo em que se mantém acolhedora nos momentos de intimidade familiar. Cimento, vidro, madeira e pedra como os materiais principais, trazem aconchego e destaque para a natureza ao redor.
Em matéria de sustentabilidade a casa é um laboratório idealizado pela BIO Empreendimentos para testar e espalhar técnicas e tecnologias aos moradores do bairro.
"A ideia é desmistificar a noção de que aplicar sustentabilidade é caro ou difícil, compartilhando com as pessoas toda a informação necessária para inspirá-los, dando as ferramentas para eles possam aplicá-las na sua casa ou projeto”, diz Juan.
A casa de dois quartos possui 110m2 e tem como possibilidade de expansão um módulo adicional de 30m2 com suíte e banheiro.
"Nós morávamos em uma casa muito maior e procurávamos ter uma experiência mais prática e íntima," explica Juan.
"A ideia era que a casa pudesse crescer de acordo com as necessidades dos moradores enquanto mantinha seu desenho holístico, dando flexibilidade financeira, assim como a possibilidade de customização."
Casa com acabamentos em madeira e pergolado
05 - Projeto de casa com acabamentos em madeira, moderna e sofisticada
Recanto do Colecionador / mf+arquitetos
CASAS•FRANCA, BRASIL
Arquitetos: mf+arquitetos; mf+arquitetos
Área : 130 m²
Ano : 2017
Fotografias :Felipe Araujo
Fabricantes : Deca, Portobello, Abece gesso, Cenafer, Centro ceramico, Design brasil, Doka, Esquadrias 2 irmãos, Largrill, Metavo, Mil Madeiras, Pedras Mundial, Sapucaia, Serralheria São Tomaz
Construção : Villa Romana
Paisagismo : Monica Costa
Autor : Filipi Oliveira
Equipe : Filipi Oliveira, Mariana Oliveira, Lucas Gonçalves
Cidade : Franca
País : Brasil
O refúgio caracterizado por traços simples, pureza nas formas, integração com a natureza e uso de materiais naturais com uma paleta de cores de tons terrosos, o toque dos tecidos, o calor da madeira, a nobreza do mármore, a rusticidade da pedra e do concreto se misturam ao essencial: o viver, o estar, o ir e vir, o explorar, o conhecer, o percorrer, o receber e o apreciar.
O personagem, que vai em busca de momentos, eterniza as memórias por meio da arte, da fotografia e do design que contam uma história.
Casa moderna e sofisticada com bastante madeira
06- Projeto de casa combina elementos como madeira e ferro
Casa ML / Arquipélago Arquitetos
CASAS•PARATY, BRASIL
Arquitetos: Arquipélago Arquitetos; Arquipélago Arquitetos
Área : 140 m²
Ano : 2016
Fotografias :Pedro Napolitano Prata
Fabricantes : Ananda Metais, Decorlit, Glasvale, Mato Dentro
Paisagismo : Lilian Masini
Obra : Marcelo Glória
Arquitetos Responsáveis : Luís Tavares, Marinho Velloso
Cidade : Paraty
País : Brasil
Localizada em uma clareira de difícil acesso na Serra do Mar de Paraty, Rio de Janeiro, o projeto da casa teve como premissa uma obra seca que proporcionasse conforto em um ambiente quente e úmido.
O partido construtivo considerou desde o início a utilização de componentes leves e pré fabrica-dos - de fácil transporte e baixa geração de resíduos - como divisórias em painéis cimentícios, estrutura em madeira e telhas metálicas com isolante térmico como fechamento exterior.
A casa busca emoldurar a melhor vista para cada ambiente: a parte íntima abre se para a mata fechada, a parte social para a clareira e o vale.
Casa com madeira e ferro
07: Projeto de casa sofisticada em madeira e pedra
Meia Casa / mf+arquitetos
CASAS, CASAS•RIBEIRÃO PRETO, BRASIL
Arquitetos: mf+arquitetos; mf+arquitetos
Área : 60 m²
Ano : 2019
Fotografias :Felipe Araújo
Fabricantes : Duratex, Deca, Auto mundi Augusta loja, Auto mundi Augusta loja, Cia luz Yuri serôdio, Cia luz Yuri serôdio, Design Brasil Konsepta design, Design Brasil Konsepta design, Kami, Milmadeiras Máxi ar, Pietra pedras, Roberto Almeida, Roberto Almeida, Sigramar
Arquitetos Responsáveis : Filipi Oliveira, Mariana Oliveira
Equipe De Projeto : Luís Fernando, Rael Dominiquini
Engenharia : Hart /ver arquitetura
Paisagismo : Mônica Costa
Consultores : Kze construtora
Cidade : Ribeirão Preto
País : Brasil
Um espaço “para estar”, “para receber”, por isso ‘Meia Casa’ foi o essencial.
Utilizamos materiais naturais que são características dos nossos projetos e a integração com o interior e exterior é primordial para nós.
A ousadia ficou por conta do túnel de entrada, que ao passar por ele e chegar no estar queríamos transmitir uma sensação de respiro, de sossego, um desligar-se da vida corrida e ao mesmo tempo uma analogia ao tempo, ao aqui e e agora, às lembranças da cozinha de roça com barulhinho de água na beira da porta e a vontade de aproveitar esse momento: de sentar, prosear e tomar um bom vinho!
A nossa inspiração sempre parte primeiro da nossa arquitetura e dos materiais naturais que gostamos, dessa vez a idéia foi um ambiente mais escuro, mais sóbrio, terroso e brasileiro...
Materiais que poderiam tornar o espaço mais frio, como o piso de pedra por exemplo, mas que ao mesmo tempo tem o aconchego e contraste do forro em madeira. Procuramos criar sensações com a arquitetura, mas a inspiração também partiu do “estar”, de literalmente estar em casa, estar presente, estar a vontade, estar desconectado, estar contemplando e estar vivenciando.
O túnel em granito brasileiro que nos remete ao vazio, ao menos é mais e ao mesmo tempo nos conecta com o espaço completo. Sempre buscamos retratar um estilo brasileiro de sentir, dos materiais ao mobiliário e objetos de arte, cada um com uma história.
Comments