Projeto de casa 403m² com breeze na fachada
CASAS•SAN PEDRO GARZA GARCÍA, MÉXICO
Arquitetos: Landa Suberville; Landa Suberville
Área : 403 m²
Ano : 2019
Fotografias :Onnis Luque
Fabricantes : Basa Arquitectura y Diseño, Criopartes SA de CV, D-Line, Gonal, Grupo Arc, Maia Cocinas, Stonia
Arquitetos Responsáveis : Mónica Suberville y Agustín Landa
Equipe De Projeto : Carolina Arriaga, Elena Cavazos , Galia González, Úrsula Arellano
Construtor : Grupo Indice
Estrutura : Pliesa
Ar Condicionado : Criopartes SA de CV
Cidade : San Pedro Garza García
País : México
Planta de casa 403m²
Descrição enviada pela equipe de projeto. A oeste de Monterrey, no topo da Sierra Madre, a casa é desenvolvida em um terreno amplo. No piso de acesso estão os serviços, no térreo, a área social que se integra ao terraço e ao jardim, alcançando uma conexão com o exterior, e no piso superior, a área da família.
A estrutura consiste em duas lâminas de concreto no centro da casa que suportam uma armadura de aço que percorre para o norte e sul. No centro da armadura, uma pérgola banha-se com luz natural, o corredor de vidro fosco distribuído pelos quartos. A armadura permite que você não tenha pilares centrais para tirar proveito de toda a área social interior e exterior e que você também possa sentir todo o terreno, longo e largo.
A casa possui ventilação cruzada, pois todas as portas ficam escondidas nas paredes e a treliça possui movimento manual, o que permite a entrada de luz e privacidade. O espelho d'água resfria quando o ar corre, a vegetação local também ajuda a reduzir a temperatura criando um micro-clima. A fachada principal é a do jardim, em direção à rua, criando discrição e privacidade.
Projeto de casa do tipo sobrado 424m² com aço aparente
CASAS•SÃO PAULO, BRASIL
Arquitetos: FCstudio
Área : 424 m²
Ano : 2022
Fotografias :André Mortatti
Fabricantes : Braston, Arthus Mármore e Granitos, By Kamy, Casual Exteriores, Casual Móveis, Construflama, Creatto, Deca, Di Mármore, Dpot, Esquadralum, Logitec, Lumini, Líder Interiores, Maneco Quindere, Mezas, Portinari, Tapetah, Tauna, Uniflex, +1
Arquitetura E Interiores : FCstudio
Luminotécnica : FCstudio
Obra : Lock Engenharia
Jardim Vertical : Sergio Medeiros Paisagismo
Elétrica E Hidraúlica : Engeplot
Projeto Estrutural : Praxis Engenharia
Cidade : São Paulo
País : Brasil
Planta de casa do tipo sobrado 424m²
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como um container metálico sobre paredes em concreto aparente, essa casa estabelece dois tipos de relação com o entorno. O pavimento superior pode se fechar 100% para bloquear a incidência solar, garantir a privacidade e isolar acusticamente os ambientes íntimos. Mas, caso queiram, a fachada se abre em pontos estratégicos para a iluminação e ventilação.
O pavimento térreo, de forma oposta, se abre para o paisagismo do terreno de forma fluida. A noção de dentro e fora é enfraquecida pelas grandes aberturas de vidro e o mobiliário proposto estabelece um diálogo harmonioso entre a arquitetura e o design brasileiro das peças. Inclusive nós desenhamos algumas delas, como a mesa Brasília, mesa Ensamble, mesa Box e banco Move.
O pavimento inferior serve de apoio ao térreo e está no subsolo para não bloquear a vista para os jardins perimetrais. É uma proposta de residência urbana contemporânea para um jovem casal com duas filhas pequenas. Por isso, a funcionalidade é extrema.
Os materiais são sinceros, sem adornos. Aço, madeira e concreto são mostrados como são e o desgaste natural de cada um deles serve de testemunho muito bem-vindo dentro do conceito adotado.
Desde a rua pública, a casa Bento se mostra tímida, discreta. A chapa metálica dobrada do pavimento superior e do portão cria uma barreira visual para que, após a transposição deste, o visitante perceba que o térreo está integrado ao jardim e representa um oásis em meio à malha urbana paulistana.
Projeto de casa sobrado 450m² com aço aparente
CASAS, PAISAGISMO•AJIJIC, MÉXICO
Arquitetos: Indico
Área : 450 m²
Ano : 2021
Fotografías :Horacio Virrissimo
Fabricantes : Daltile, Total Shower, URREA
Arquitetos Responsáveis : Francisco Gomez, Edgar Gomez
Encarregado De Obra : Antonio Gutierrez
Responsável Administrativo : Marcela Gonzalez, Viviana Real
Estrutura : Adrian Cruz
Cidade : Ajijic
País : México
Planta de casa sobrado 450m²
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa para Passeio está localizada na parte alta da cidade de Ajijic, com vistas espetaculares do Lago Chapala e da Sierra de San Juan Cosala. O clima aqui é quente na maior parte do ano, o que torna possível viver a casa em direção ao exterior.
O principal objetivo deste projeto foi criar percursos que permitissem ao usuário descobrir espaços e vistas muito especiais desde o momento em que entra ao nível da rua. A casa está elevada um nível acima da calçada, mas cria um espaço agradável ao nível da rua, onde estão localizados o estacionamento e a garagem. Daqui vemos as escadas principais logo à frente, que dão pistas de que haverá algo especial ao subi-las. Uma vez em cima podemos contemplar a vista ininterrupta para as montanhas, ravina e lago. Caminhando em direção à porta principal, podemos ver um pouco da piscina e sua vegetação entre as treliças. A sala principal tem pé direito duplo com abóbadas de tijolos tradicionais e janelas de aço e vidro ao seu redor. O terraço tem uma pequena piscina que se perde no horizonte com as montanhas e um pé-direito duplo que direciona o olhar para poente. A cozinha é aconchegante e intimista, mas com possibilidade de se abrir para o jardim.
A escada que nos leva ao segundo andar dá a impressão de ser leve e divide os espaços de estar e de jantar, mas sem interromper a vista. Ao percorrer o corredor que leva aos quartos, descobriremos várias vistas diferentes e únicas entre eles. As vistas dos quartos permitem ver o pôr do sol colorido que é pintado sobre o lago. As casas de banho principais têm janelas do chão ao teto, abertas para as montanhas. O balanço sobre a escadaria principal foi concebido com estrutura metálica, mas o maior desafio desta obra foi o muro de arrimo de pedra, voltado para a ravina poente.
Projeto de casa sobrado 475m² Breeze e concreto aparente
CASAS•TAMBORÉ, BRASIL
Arquitetos: SAU | Studio Arquitetura Urbanismo
Área : 475 m²
Ano : 2019
Fotografias :André Biselli Sauaia, Alex Haiashida
Fabricantes : Construflama, Datacad, Deca, Mekal, Palimanan, Portobello, REKA, RMIG, Tuboar, Xteel, ZELOART
Arquitetura : André Biselli Sauaia
Colaborador : Pedro Siqueira
Estrutura : Rodrigo Freitas
Instalações : Ramoska Castellani
Paisagismo : Barbieri Gorski
Construção : GS de Andrade
Cidade : Tamboré
País : Brasil
Planta de casa sobrado 475m²
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em terreno em declive com inclinação acentuada (100% de inclinação e 12 metros de desnível) e uma exuberante vista, esta casa tem como estratégia principal o desfrute dessa vista em todos seus cômodos. Sua implantação pode ser entendida como um volume de 21 por 7,5m que se eleva sobre a topografia. O espaço sob esse volume gera um pavimento térreo sem divisões, integralmente vedado com vidro, como uma plataforma que acolhe o acesso da rua e promove o gesto essencial de superar o declive em direção à vista.
A materialidade da casa é concisa, tendo vidro e concreto como sua expressão fundamental. Sua estrutura é mista: o volume com balanços mais pronunciados é sustentado por duas vigas de aço na cobertura, que sustentam as lajes invertidas do primeiro pavimento através de tirantes.
Há no pavimento térreo um sistema de brises horizontais de alumínio (voltado para a fachada leste) que protege o setor social da casa do sol direto da manhã e confere privacidade ao seu interior, protegendo-o dos observadores da rua. Esse elemento promove uma iluminação agradável sem impedir o desfrute da deslumbrante vista em nenhum momento do dia ou da noite.
Os dormitórios estão localizados no pavimento superior e são voltados para o leste, onde há total conexão com a vista e com o lote vizinho, que é uma reserva de preservação ambiental permanente.
Projeto casa sobrado 477m² com aço aparente e concreto á vista
CASAS•PORONGO, BOLÍVIA, ESTADO PLURINACIONAL
Arquitetos: Sommet; Maria Ines Saavedra, Mariano Donoso, Diego Frias, Elizabeth Alvarez
Área : 477 m²
Ano : 2018
Fotografias :Leonardo Finotti
Fabricantes : Cortizo, Knauf, Roca, SCA, VASA
Engenharia Estrutural : Fernando Aragon
Engenharia Hidrossanitária : Federico Ferrufino
Engenharia Elétrica : Reynaldo Cabrera
Arquiteto Responsável : Sebastian Fernandez de Cordova Frerking
Arquitetos : Maria Ines Saavedra, Mariano Donoso, Diego Frias, Elizabeth Alvarez
Cidade : Porongo
País : Bolívia, Estado Plurinacional da
Planta casa sobrado 477m²
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Pomarino está localizada em um terreno de esquina adjacente a uma das principais vias do condomínio fechado do Rio Sierra. No ponto mais público do terreno, está localizada a piscina, o que torna a casa aberta em direção à esquina e totalmente exposta.
Adjacente aos vizinhos estão os dois principais volumes da casa, sobrepostos uns sobre os outros de forma perpendicular, gerando uma galeria ao lado da piscina que funciona como hall de entrada principal.
Adjacente aos vizinhos estão os dois principais volumes da casa, sobrepostos uns sobre os outros de forma perpendicular, gerando uma galeria. A composição da casa aproveita o desnível natural do terreno para acomodar as garagens na fachada principal e assenta o piso térreo no ponto mais alto do terreno. O acesso principal acompanha a encosta e nos leva à galeria, que distribui para a sala de jantar, dormitório de hóspedes, cozinha e cozinha de serviço. Um segundo volume independente serve como um núcleo de serviço e abriga o banheiro da piscina, sauna e lavanderia. A piscina serve como o hall da entrada principal.
No segundo nível estão acomodados 3 suítes, dormitórios familiares e a suite principal com banheiro e closet. Desde cada sala podemos acessar um grande terraço que funciona como um mirante privativo para uma das principais áreas verdes do condomínio e que também tem vista para a piscina.
Comments