Selecionamos alguns projetos e modelos de casas térreas com aço aparente.
01- Projeto de casa térrea com aço aparente, madeira e vidro
Minimod Curucaca / MAPA
CASAS•ZONA RURAL, BRASIL
Arquitetos: MAPA
Área : 90 m²
Ano : 2018
Fotografias :Leonardo Finotti
Fabricantes : Balbueno Tapetes, Expresso do Oriente, Faro Design
Arquitetos Sócios : Luciano Andrades, Matías Carballal, Andrés Gobba, Mauricio López, Silvio Machado
Equipe De Projeto : João Bernardi, Helena Utzig, Marina Lemos, Lucas Marques, Débora Boniatti, Juliana Colombo, Pablo Courreges, Diego Morera, Emiliano Lago, Fabián Sarubbi, Sandra Rodríguez, Agustín Dieste, Sebastián Lambert, Chiara Vannozzi
Montagem E Produção : CROSSLAM
Infraestrutura Local : ALM Construções
Projeto Elétrico : Roberto Silvestrin
Projeto Sanitario : Júlio César Troleis
Carpintaria : MAPA
Ferragem : MAPA
Iluminação : Reka Iluminação
Cobertura Ecológica : Ecotelhado
Cidade : Zona Rural
País : Brasil
MINIMOD é uma exploração projetual, tecnológica e experiencial. É apresentado como o abrigo primitivo com uma releitura contemporânea. Um dispositivo que nos conecta às nossas raízes mais profundas: o natural, o tempo, a paisagem. Seu design denso e compacto dialoga com os locais onde está instalado, os alimenta e os torna paisagens disponíveis.
O Vale do Curucaca está localizado na região montanhosa do sul do Brasil. A paisagem é marcada por visuais intensos e uma topografia acidentada, coberta por vegetação típica da Mata Atlântica brasileira. O MINIMOD fica localizado em uma clareira no meio dessa densa paisagem da floresta, ao lado de um desfiladeiro íngreme que oferece uma vista impressionante do vale.
Um dispositivo plug&play é aquele que receberemos em breve para conectar e usar sem complicações. Assim, as etapas necessárias para instalar e desfrutar de um MINIMOD devem ser simples e rápidas. Da fábrica para a paisagem.
Casa modular aço parente, madeira e vidro
02 Projeto de casa suspensa com aço parente em terreno declive
Casa Elevada / Venta Arquitetos
CASAS•PETRÓPOLIS, BRASIL
Arquitetos: Venta Arquitetos
Área : 60 m²
Ano : 2017
Fotografias :Federico Cairoli
Fabricantes : Amanco, AutoDesk, Aços mil, Fabrimar, Gerdau, Lafarge Holcim, Sika, Tigre
Arquiteto Responsável : Gregório Rosenbusch
Engenharia : Teto Engenharia (Ricardo Barelli)
Cidade : Petrópolis
País : Brasil
Este refúgio se encontra no mesmo terreno da casa Henrique Cunha. No sentido de minimizar os trabalhos com terra, assim como a umidade do solo, se decide elevar o abrigo sobre dois conjuntos em "T", de colunas e vigas em concreto, sobre as quais se desenvolve uma estrutura muito leve.
Procuramos experimentar formas de constituir pisos em estruturas elevadas, com o uso invertido de pré-moldados de concreto nas varandas laterais, e caixas estruturais em compensado no interior da casa.
A viga "I" deitada, ao centro da cobertura, tenciona com o seu peso um conjunto de barras chatas e resolvem dessa forma a estrutura da cobertura.
Frentes em vidro, contra o norte e o sul, abrem-se para barrancos em perfil natural do terreno, cobertos por vegetação espontânea; de tal maneira que os ambientes virtualmente se expandem para esses limites repletos de verde. Se escuta a chuva. Nota-se de manhã o sol despontar detrás da montanha. Sente-se o vento. Dormem-se noites mais escuras com a lua ausente. Passa o tempo.
Casa suspensa aço aparente
03 - Projeto de casa com aço aparente e bastante vidro
Casa do Bosque / David Bastos
CABANAS E POUSADAS, CASAS•SÃO PAULO, BRASIL
Arquitetos: David Bastos
Área : 74 m²
Ano : 2015
Fotografias :Tuca Reinés
Fabricantes : Casual Móveis, Kerk Solutions, La Lampe, Ornare
Arquiteto Responsável : David Bastos
Clientes : CAasa Cor São Paulo
Cidade : São Paulo
País : Brasil
Após a entrega de todos os componentes, bastaram 30 dias para montar esta casa modular de 74m², feita com materiais sustentáveis e naturais. Os tamanhos do pavilhão, de seus ambientes e do pé-direito são múltiplos de 70 cm, numa interpretação de David Bastos para as dimensões de conforto e racionalidade delineadas pelo mestre franco-suíço Le Corbusier (1887-1965).
O projeto criado para a edição 2015 da maior mostra brasileira de arquitetura e design funcionou tão bem que foi replicado em outros cantos do país. E não em eventos temporários, já que a ideia e o método construtivo foram mesmo pensados pelo arquiteto para dar origem a bangalôs de hóspedes e a espaços comerciais.
Suspensa do solo, a Casa do Bosque se apropria da madeira laminada – cuja matéria-prima é de reflorestamento – para dar forma à estrutura ebanizada e aos painéis de venezianas móveis, estratégicos para dosar a claridade e a ventilação. As chapas de vidro, atuando em parceria com as venezianas, acumulam funções: são permeáveis à luz que vem de fora, deixam ver o jardim e dão a sensação de amplitude, principalmente quando usadas nos cantos da construção e no teto.
Além da madeira, também a pedra se destaca nas paredes da cozinha e do banheiro, onde ganha a companhia do piso de bambu e das cortinas de talisca de piaçava, trazidas da vila baiana de Trancoso.
Comments