Separamos vários projetos de casas com concreto aparente para te inspirar.
Essa é uma seleção de casas térreas para você que quer ter sua casa sem escadas sem o perigo de ficar tropeçando.
Todos os projetos abaixo tem suas respectivas plantas para você ver aquele que mais se enquadra no seu estilo de vida.
01-Projeto de casa em concreto aparente com 105m²
Casa Delta / Ser Arquitetos
CASAS•LONDRINA, BRASIL
Arquitetos: Ser Arquitetos
Área : 105 m²
Ano : 2021
Fotografias :Manuel Sá
Fabricantes : Portobello, Votorantim, Arauco, Blindex, Coral, Deca, Quartzolit, Tigre
Arquitetos Responsáveis : Antônio Carlos Dias Junior
Equipe De Projeto : Wellington Nicastro, Luigi Bonno Bolfer
Cidade : Londrina
País : Brasil
Localizada na cidade de Londrina, interior do Paraná, a residência possui uma área social integrada com 105m² composta por quatro ambientes, sendo eles: gourmet, jantar, estar e sala de TV, todos voltados para a piscina e o jardim, possibilitando a conexão com a área externa.
Após seis anos marcados por mudanças de endereço por questões profissionais dos proprietários, a residência atual e definitiva trouxe um desafio a ser enfrentado pela equipe de arquitetos: desenvolver um projeto de interiores que atendesse a necessidade de se ter um espaço confortável para o dia-a-dia e que também lhes proporcionassem aconchego e praticidade para receber visitas em um ambiente com muito estilo e design.
Dessa forma, foi necessária uma nova proposta para organização de layout dos espaços das áreas comuns e uma cuidadosa curadoria no mobiliário e decoração.
A madeira e o concreto do projeto arquitetônico presentes nas paredes, piso e forro dialogam perfeitamente com as escolhas precisas de tapeçaria, mobiliários assinados e obras de arte na decoração, criando uma sintonia perfeita de texturas, que proporcionam um ambiente confortável para o viver.
A luz natural é a protagonista do espaço que adentra o ambiente em todos os horários do dia pelas janelas altas que antecedem um monumental forro de madeira natural.
Casa concreto aparente e madeira
02-Projeto de casa em concreto aparente com modernos vincos com 95m²
Casa Solar da Serra / 3.4 Arquitetura
CASAS•BRASÍLIA, BRASIL
Arquitetos: 3.4 Arquitetura
Área : 95 m²
Ano : 2014
Arquitetos Responsáveis : Diogo Santos e Rodrigo Fortes
Calculista : A4 Engenharia
Construção : Ulysses Poubel
área Do Terreno : 1.800 m²
Cidade : Brasília
País : Brasil
O terreno está localizado em um condomínio residencial nos arredores de Brasília, aonde os moradores buscam tranquilidade e maior contato com a natureza, adversos ao contexto urbano do centro da cidade.
Diretrizes
Duas diretrizes foram importantes para o projeto: a declividade acentuada do terreno e sua localização em meio a uma reserva ambiental, com visuais para paisagem serrana.
Partido
O partido compacto foi materializado como um prisma de concreto que se abre inteiramente, orientado para proporcionar vistas ininterruptas da paisagem. Além disso, sua implantação se deu de modo a respeitar as condições naturais do terreno, aonde o volume da casa simplesmente se apoia, mantendo sua declividade original.
Espaços
O programa é reduzido - uma residência para um único morador, com uma planta simples e modulada em espaços exclusivamente dimensionados: sala com cozinha integrada, escritório, quarto, banheiro, e uma área de serviço independente. Todos os espaços se abrem para o horizonte a partir das esquadrias de correr, proporcionando uma continuidade entre o interior e exterior, e uma percepção espacial dinâmica ao longo do dia.
Memorial Técnico
O projeto buscou coerência entre material e estrutura. O volume, uma estrutura autoportante, foi executado inteiramente em concreto armado. Durante sua construção, um cuidado especial foi empregado para manter a textura continua do material, que se manteve aparente.
As esquadrias de correr proporcionam incidência de iluminação natural e ventilação cruzada que favorece o resfriamento do concreto - material que naturalmente tende a absorver e reter calor. Outro recurso para manter o conforto térmico dentro da casa foi a implantação de uma camada de vegetação que impede a incidência de sol diretamente na laje, constituindo também um sistema de captação e reutilização da água da chuva.
Casa em concreto aparente diferenciada
03-Projeto de casa em concreto aparento com formas em formato de réguas horizontais
Casa São Pedro / Íntegra Studio Arquitetura
CASAS•BENTO GONÇALVES, BRASIL
Arquitetos: Íntegra Studio Arquitetura
Área : 136 m²
Ano : 2017
Fotografias :Marcelo Donadussi
Fabricantes : Atelier Soeide BG, Cerâmica Ceusa, Saul Móveis, Sherwin-Williams, Thonart
Arquitetas Responsáveis : Josy Nascimento, Mariana Fonyat
Execução : Matheus Vanni
Projeto De Estruturas : Almeron Projetos Estruturais
Paisagismo : Valdeni Vanni
área Do Terreno : 4 hectares
Cidade : Bento Gonçalves
País : Brasil
Com o intuito de promover uma casa de campo, a casa São Pedro foi projetada no roteiro turístico Caminhos de Pedras no interior de Bento Gonçalves, RS. Na propriedade já existia uma casa original da colonização italiana, datada do começo do século XX e que atualmente abriga o restaurante Casa Vanni.
Nesse contexto, a proposta foi criar uma casa que se acomodasse ao local de modo discreto e claramente contemporâneo fazendo assim o conjunto com a casa de madeira italiana de quatro pisos que confronta da estrada e se destaca pela estética vernacular histórica típica da região.
A Casa São Pedro é térrea, longilínea e implantada em cota abaixo do nível da estrada dando privacidade aos moradores no local amplamente visitado por turistas. A varanda funciona como área de lazer, garagem e também delimita o espaço privado dos moradores em relação aos turistas. Ela protege a casa da chuva e permite que a entrada do sol de inverno ocorra de modo intenso. O peitoril baixo tem um longo banco fixo que mobília o espaço.
Casa em concreto aparente pergolado em madeira
04-Projeto de casa em concreto aparente, madeiras e cobogós
Casa Madri / Drucker Arquitetos Associados
CASAS•MARÍLIA, BRASIL
Arquitetos: Drucker Arquitetos Associados
Área : 137 m²
Ano : 2017
Fotografias :Ruben Otero
Arquitetos Responsáveis : Monica Drucker, Ruben Otero
Equipe De Projeto : Monica Drucker, Ruben Otero, Ignacio Errandonea
Construção : Lei Ltda
Cidade : Marília
País : Brasil
A residência situada na cidade de Marília-SP foi projetada para um empresário que tinha como conceito básico construir um condomínio constituído por cinco protótipos de casas compactas com racionalização construtiva e custos reduzidos.
O projeto deveria contemplar casas de dois dormitórios com possibilidade de ampliação para mais um dormitório e preservar 40% de área verde em terrenos de 350m² na hipótese das casas ampliadas.
A sala é o elemento articulador desta casa, um dos protótipos construídos, que interliga áreas externas e internas conferindo uma integração completa dos ambientes e reforçando a premissa de compacidade.
Foi utilizado sistema tradicional de estrutura de concreto armado com lajes protegidas por grossas placas de EPS para um bom conforto térmico.
Casa simples em concreto aparente
05-Projeto de casa térreas em concreto aparente simples
Casa BV / Traama Arquitetura
CASAS•ASA NORTE, BRASIL
Arquitetos: Traama Arquitetura; Traama Arquitetura
Área : 110 m²
Ano : 2016
Fotografias :Edgard César
Fabricantes : Arquivo Contemporâneo, Coral Tintas, Portinari, Premoldado Brasil
Inserida em uma bela paisagem com vista para uma reserva, esta casa compacta foi erguida no bairro Lago Norte, Brasília, Brasil. Com um grande desnível, vários patamares e grande incidência solar, o terreno influenciou bastante na escolha da locação da casa, assim como na disposição do layout e aberturas de esquadrias na fachada.
A casa térrea revela a simplicidade e minimalismo com apenas dois revestimentos, o concreto e a pintura branca, traduzindo a personalidade da proprietária. A bossa fica por conta da brincadeira das assimetrias, como o volume ao canto em cobogó e a caixa emoldurando duas das fachadas principais. As generosas aberturas na sala ampliam o espaço visual para a mata e paisagismo do local, além de proporcionar uma excelente ventilação natural e entrada de luz no interior da residência.
A simplicidade se mantém também na parte interna, com um programa de necessidades compacto: sala, varanda, lavabo, cozinha, área de serviço, suíte e até mesmo um jardim de inverno, são distribuídos de forma descomplicada em apenas 110m² através de um fluxo intuitivo. Trata-se de um projeto despojado e fluido que evidencia a funcionalidade e confere valor ao rico entorno através de uma arquitetura sutil que mimetiza-se com a paisagem.
06-Projeto de casa contemporânea em concreto aparente
Residência PK / Reinach Mendonça Arquitetos Associados
CASAS•SÃO PAULO, BRASIL
Arquitetos: Reinach Mendonça Arquitetos Associados; Reinach Mendonça Arquitetos Associados
Área : 145 m²
Ano : 2018
Fotografias :Nelson Kon
Fabricantes : Deca, Artecor Homewear, Cidade Jardim, Coberpool, Concresteel, Joshua Adegas Climatizadas, Kiko Esquadrias, Lauro Murakami, Logitec Projetos, Lumini, Moichi Ono Marcenaria, Ono Marcenaria, Palimanan, Pedras Bellas Artes
Autores : Henrique Reinach, Maurício Mendonça
Arquiteto Coordenador : Tadeu Ferreira
Colaboradores : Tadeu Ferreira, Tony Chen, Victor Gonçalves, Camila Osele, Taís Vieira, Paula Leal, Alessandra Altschul, Rodrigo Nakajima, Douglas Mourilhão, Mayara Ready, Gabriel Penna, Giovanna Federico, Carolina Rasga, Felipe Barba, Rodrigo Oliveira, Nathalia Grippa, Daniela Sopas e Claudia Bigoto.
Design De Interiores : Reinach Mendonça Arquitetos Associados
Mosaico Artístico : Sergio Fingermann
Paisagismo : Flávia Tiraboschi Arquiteta Paisagista
Luminotécnica : Espaço Luz
Estrutura : Benedictis Engenharia
Consultoria Concreto Aparente : GR_Consultoria
Elétrica E Hidráulica : Zamaro
Automação : Oguri Áudio e Vídeo
área Do Terreno : 481 m²
Cidade : São Paulo
País : Brasil
Localizada em uma região muito especial da cidade de São Paulo, a família decidiu adquirir o terreno vizinho para ampliar seu jardim, construir espaços de lazer, convivência e abrigar parte da sua coleção de obras de arte.
Para atender este programa, o projeto arquitetônico deveria contemplar um pavilhão principal para abrigar uma sala multiuso, com espaço para assistir filmes, reunir amigos, obras de arte e uma ampla varanda. Nos desenvolvimentos dos estudos o programa foi evoluindo de forma que o RMAA projetou ainda um segundo volume, uma área coberta para churrasqueira e uma raia de 25m.
O partido adotado, de comum acordo com os clientes, foi o de projetar uma arquitetura que não tivesse nenhuma relação com a casa existente, não só nas suas formas, como também na materialidade. O objetivo era deixar claro as diferenças tanto de época como de função dos novos espaços. Buscou-se imprimir a sensação de estar em outro lugar, para a prática de outras atividades, mesmo fazendo parte da residência existente.
A inspiração foram as obras de arte. Esculturas, quadros e mobiles direcionaram os arquitetos a projetarem espaços de uma volumetria distinta, sem ângulos retos, cobertura inclinada, com aberturas surpreendentes e luz entrando pelo teto. Como resultado, foi projetado um volume principal para abrigar as atividades principais e uma varanda. Este volume de cobertura inclinada volta-se para os fundos do lote com sua fachada mais alta e para frente com sua face mais baixa, expondo para a rua o seu teto verde.
Um segundo volume aberto, implantado no fundo, tal qual uma edícula, contempla uma área com caráter gastronômico. Estes dois volumes são interligados por um grama e o pátio central, que surgem a partir do desenho entre os novos volumes e a residência.
Por fim projetamos a piscina/raia que ocupa toda a lateral direita do lote, percorrendo da frente aos fundos, rente ao muro de divisa. Este elemento exerce uma função também de espelho d’água, servindo de cenário refletindo os volumes ao seu redor.
Outro destaque fica por conta do espaço desenhado para acomodar a escultura de Maria Martins. Num ponto focal, a escultura teve sua implantação estudada para que fosse vista de diversos ângulos e uma iluminação que valorize ainda mais a cena ali criada.
Este passeio, que faz parte da composição do jardim e do pátio externo gramado, exigiu um desenho de piso especial que formou um conjunto com os grandes cacos de pedra-mineira. O mosaico português, elaborado por Sérgio Fingermann, foi acompanhado em obra de perto pelo o artista e os arquitetos, para garantir a maior exatidão do desenho.
Comments