Um espelho d’água divide os dois volumes que formam esta casa de 330 m², levando claridade aos cômodos quando a luz solar é refletida em sua superfície. A pintura escura dos cubos contrasta com a brancura dos interiores, revelados por painéis de vidro
Totalmente preta, a entrada tem degraus de concreto polido que conduzem à porta principal (2,20 x 3,60 m), revestida de chapa de zinco. A peça integra o hall fechado por estrutura metálica tubular com painéis fixos de vidro
A casa de 330 m² destaca-se na paisagem pelo intenso contraste da pintura preta do exterior com a brancura dos interiores, vistos através dos panos de vidro. O efeito de luz e sombra, destacado pelos reflexos do espelho d’água no meio da construção
A casa de dois pavimentos foi feita para um casal jovem, com dois filhos, usufruir ao máximo a vista do lago, que fica nos fundos do terreno de 1 mil m², e a dividiu em duas partes para proporcionar a boa insolação em todos os ambientes. “O lago está no lado sul, sentido contrário ao melhor posicionamento em relação ao sol”
O espelho d’água na área central da casa reflete os raios solares, que incidem na face norte, sobre a casa inteira. Desse modo, a luz natural está sempre presente nos cômodos, mas nunca diretamente, evitando o superaquecimento interno. No térreo, esse elemento confere frescor e separa os ambientes sociais, que ficam em volumes diferentes e são visualmente integrados por panos de vidro. De um lado, a sala de jantar é ligada à cozinha, e esta, à área de serviço, na frente da casa. Do outro, o living de 10 x 5 m, totalmente envidraçado, tem vista para o jardim, a piscina e o lago.
Num jogo de luz e sombra, os cubos de concreto preto opõem-se ao branco dos interiores. Localizada no fundo do terreno, a piscina com borda infinita continua na lateral e vira o espelho d’água que passa entre os dois volumes da casa. Um deles avança 3,80 m em balanço, formando a varanda
Um rasgo com vidro fixo na fachada principal dá uma visão da sala de jantar, que fica em patamar mais alto em relação à garagem na frente da casa
No pavimento superior, o arquiteto instalou uma suíte de dimensões generosas (6,9 x 4,88 m), com amplo closet e banheiro dividido em três áreas. Dali se tem acesso ao terraço, que é voltado para o melhor ângulo do lago. No mesmo andar há outras duas suítes destinadas aos filhos do casal. O piso dos quartos é revestido de carpete. Os demais ambientes receberam porcelanato de 1 x 1 m. A escada entre os pavimentos tem degraus de concreto branco polido que contrastam com a parede central vermelha, único elemento colorido da casa.
A presença de grandes vãos fechados apenas por vidros confere permeabilidade visual a cada cômodo, de onde se capta a bela imagem proporcionada pelo lago. “Para que fosse totalmente transparente, a maior parte das janelas é constituída por painéis de vidro fixos e outros móveis, para controlar a circulação de ar”, diz Remy. A iluminação é toda de spots embutidos no teto, com exceção da luminária que atrai as atenções para a sala de jantar. “O objetivo da iluminação é destacar os ângulos e a geometria da casa.”
Na sala de jantar, a mesa possui a altura de um balcão e cor de aço. Os bancos altos são estofados no tom chocolate. Em preto, luminária pendente e tapete. O espelho d’água (14 x 3 m) passa no meio da casa, reflete a luz solar e ilumina todos os cômodos. Isolado por painéis de vidro fixados por perfis metálicos no teto e no piso, integra visualmente os ambientes sociais, separados em dois volumes
O living fica no nível mais baixo do terreno e tem portas de correr que se abrem totalmente para o jardim dos fundos. No amplo vão (10 x 5 m) foram deixadas aparentes duas colunas, que sustentam o pavimento superior. Toda a iluminação sai de spots embutidos no teto. Os estofados pretos destacam-se no piso de porcelanato branco de 1 x 1 m
Na cozinha, a janela possui a largura da parede lateral. Os armários baixos são laqueados de branco e têm tampo de silestone, mesmo material da bancada, apoiada em um dos lados na ilha central. Novamente, o vermelho dos bancos dá o toque de cor
A escada, que faz a ligação dos pavimentos desde a porta de entrada, tem degraus de concreto branco polido e engastados nas paredes laterais e central, pintada de vermelho forte, que, segundo Remy, lembra um corte com sangue – o único elemento colorido do projeto. Dividido em três compartimentos, o banheiro tem a área da bancada, de mármore Carrara, integrada ao closet. O piso é de porcelanato branco com arabescos acinzentados que imitam o mármore. Sob as cubas, gaveta e prateleira laqueadas de branco. Atrás do espelho, iluminação embutida
Duas cadeiras de estilo francês descansam sobre o carpete no quarto do casal, parecendo flutuar sobre o lago. A vista é privilegiada junto aos painéis de vidro sem caixilhos da janela de canto, característica da arquitetura modernista. O único elemento curvo na arquitetura de linhas puras e retas é a escada metálica, também pintada de preto, que interliga o terraço à cobertura plana na caixa de concreto